Resenha: Helena- Machado de Assis

 

resumo-do-livro-helena

Páginas: 166

Edição: 1

Editora: Martin Claret

Sinopse: Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?

♥♥♥♥

Este é um daqueles livros que te deixa curioso para saber o que ocorrerá no próximo capitulo. Não chega a ser também uma história extraordinária, mas por isso mesmo foi que eu gostei, por ser um romance típico da época, simples e ao mesmo tempo imprevisível!

Helena é filha bastarda do conselheiro do Vale, um homem com muito dinheiro e moral em sua cidade. Ela mora em um colégio interno e não conhece seu meio irmão Estácio. Até o dia que seu pai morre, e uma das cláusulas de seu testamento, é que ela vá morar na mansão da família, e seja declarada como filha, e aceita por todos.

Estácio fica surpreendido, assim como sua tia, esta com um desagrado maior. Mas ele acaba aceitando de bom grado fazer a vontade de seu pai e tornar aquela garota parte de sua vida.

Não demora muito para Helena conquistar a todos com sua simpatia, força e juventude selvagem. E dentro de poucos meses começa a ser indispensável para todos dali. O que ela não imaginava era sentir pelo seu irmão um amor proibido e pecaminoso. E Estácio se sente da mesma forma, mesmo de início não sabendo explicar seus sentimentos.

Além do impedimento deles serem irmãos, Estácio esta de casamento marcado. E seu melhor amigo começa a nutrir sentimentos por sua irmã. Como se não bastasse, ele desconfia que Helena esta escondendo alguma coisa muito grave e que a deixa constantemente infeliz.

♥♥♥♥

É um livro realmente controverso pela época. Imaginem vocês em 1850 um pai que no seu testamento pede para a família assumir sua filha fora do casamento, um irmão que se apaixona pela irmã, casamentos por interesses, e por aí vai…

Com poucos diálogos, e um grande dom de descrever cada personagem, nos mínimos detalhes, Machado de Assis faz de Helena uma leitura cativante.

No começo da leitura, pensei que já era nítido o final para aquele romance. E me enganei fortemente!!! O final é fraco, mas inusitado, melancólico e cheio de tragédia!! Um romance com uma boa dose de drama!

Acho que todo mundo algum dia deveria ler Machado de Assis! E nada melhor do que começar com Helena, um livro da fase romântica do autor. Conhecido mais por seus romances realistas.

Enfim, adorei! Indico demais!

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. gleice kelly santos
    out 04, 2013 @ 09:05:06

    adorei

    Responder

  2. karine
    jun 16, 2013 @ 15:35:53

    Gostei muito do livro, adoro essa leitura detalhada e com linguagem filosófica, e com mistério no ar. Terminei ele em 2 dias , mas prefiro os finais felizes, porque de real já basta a vida. Machado de Assis foi malvado com os corações das moças que leram o livro.Mas de qualquer forma, Recomendo.

    Responder

  3. O mundo imaginário de Laís
    maio 27, 2013 @ 01:07:43

    Helena foi o primeiro livro de Machado de Assis que li, gostei mas com certeza não é um dos meus livros preferidos. Estou sentindo falta de um livro para ter aquela ressaquinha literária sabe?! Ta difícil encontrar algum!!rs
    Bjus

    Responder

  4. Elba Cynthia
    maio 26, 2013 @ 17:48:15

    Eu tenho uma coletânea de Machado de Assis, mas – me processem! – eu não sou fã de Machado. Gosto de leitura mais fácil, que flui, e no Realismo a leitura é muito arrastada, muito cheia de detalhes, acho cansativo. O único livro que comecei a ler foi justamente “Helena” (porque era o menor, eu confesso), mas não terminei. Beijão

    Responder

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 173 outros assinantes