Resenha: O Festim dos Corvos- As Crônicas de Gelo e Fogo- George R. R. Martin

livro_o_festim_4

Páginas: 644

Edição: 4

Editora: Leya

Sinopse: Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo… Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

♥♥♥♥

“Prefiro contar a história inteira de alguns personagens, do que contar a história de todos os personagens pela metade”– essas foram as palavras de George R. R. Martin para explicar o por que de alguns dos personagens mais cativantes não fazerem parte do 4° livro. Não veremos Jon Snow (só no comecinho do livro), Tyrion Lannister, Bran Stark, e Dany Targaryen! Os principais protagonistas são Jamie Lannister, Cersei Lannister, Alayne (Sansa), Gata (Arya), Brinenne, Sam Tarly, e alguns personagens das Ilhas de Ferro, e Dorneses.

A batalha pelos sete reinos continua, mas a ação e reviravolta constante nos livros anteriores ficaram em falta!

Agora Cersei passa a governar Westeros, já que seu filho Tommen ainda é muito pequeno para o cargo. Ela fica cada vez mais paranoica e fará de tudo para destruir Margaery Tyrell e sua família, ficando muito incomodada ao ver como seu filho começa a se apegar na pequena rainha e ouvir seus conselhos. Seu irmão, Jaime Lannister, quer reconquistar sua honra perdida e, para isso, envia Brienne de Tarth para o resgate de Sansa Stark. Cada dia mais ele se distancia da irmã e começamos a ter alguma simpatia pelo personagem.

Sansa ainda esta morando no Ninho da Águia e se passando pela filha bastarda de lorde Petyr ‘Mindinho’, Alayne. Muito diferente dos outros livros, vemos uma Sansa mais esperta e começando a entender o jogo dos tronos. E ela se envolve em uma trama que pode mudar toda Westeros. Arya está em Bravos servindo ao Deus de Muitas Faces. Ela começa uma nova vida na Casa do Preto e Branco, onde deverá esquecer sua identidade e partir para uma nova vida.

Samwell, um irmão juramentado da Patrulha da Noite, é enviado para a Cidadela e inicia seu treinamento como meistre, para ajudar a defender a Muralha de uma quase certa invasão dos misteriosos Outros, no penoso inverno que está por chegar.

Enquanto isso, em Dorne, o príncipe Doran Martell precisa lidar com a sede de sangue de sua filha, Arianne Martell, e de suas sobrinhas bastardas – as Serpentes de Areia – que querem vingança pela morte do pai. Nas Ilhas de Ferro, os membros remanescentes da família Greyjoy lutam para decidir quem deve ser o novo rei das ilhas, enquanto planejam conquistar Westeros.

♥♥♥♥

Infelizmente não consegui gostar de O Festim dos Corvos! Achei a história empacada, cansativa e sem grandes novidades! Não foi somente por alguns personagens não estarem no livro e sim porque os que estavam não fizeram muita coisa de se admirar, ou de dar um rumo novo à história. Só no final, que algumas poucas coisas acontecem.

Demorei mais de 1 mês para terminar a leitura! Sendo que o primeiro livro devorei em menos de 2 semanas! Pra mim foi extremamente cansativo! Li por aí que alguns fãs gostaram bastante do livro por ele ser mais intimista e detalhar muito bem alguns personagens e suas vidas. O que em certo ponto, é uma verdade. Mas, mesmo com alguns detalhes e passado de personagens revelados, não gostei muito.

Mas já adianto que não tem como pular a leitura e ir para o próximo livro. Mesmo pequenos, alguns detalhes são essenciais e importantes!

Com personagens novos e narrativa cansativa, O Festim dos Corvos é o livro mais fraco da Saga até aqui. Entretanto não chega nem perto de ser um livro ruim!

O próximo livro A Dança dos Dragões terá todos os personagens que ficaram de fora nesse e promete muito mais ação, traição e drama!!! Nós agradecemos!!!😉

Boa leitura!!!

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. caio
    set 03, 2014 @ 14:47:44

    esse livro é tão chato que tem quase 6 meses q estou lendo. ta mais pra guerra dos sonos.

    Responder

  2. Gustavo Diniz
    nov 09, 2013 @ 12:07:44

    O Festim é um livro com ritmo bem mais lento que os outros da saga, mas em nenhum momento “é um livro que não mudou o rumo da história”, acho q os personagens Samwel, Arya, Alayne, Jaime fizeram grandes feitos para mudar o seu “eu” interior e o livro mostrou os intrigantes planos da familia Martell, fazendo com q esses acontecimentos sejam essenciais para história, muitas pessoas acham q esse livro é chato e acabaram por perder detalhes muito interessantes como no final q poucas pessoas perceberam que Samwel encontrou Jaquem H’ghar (que matou Pate no prólogo e agora esta no lugar dele).😉

    Responder

  3. Jon eros
    out 04, 2013 @ 14:56:27

    e se eu disse que to lendo esses spoiler poque nao aguentei ler mais da metade do livro???
    dinheiro jogado fora, melhor esperar a serie, ler os spoilers e resumos e esperar a dança. quer dizer o começo também é legar, o velho lannister e a puta morrendo e talz.

    Responder

  4. Gui Rhabelo
    maio 19, 2013 @ 12:21:51

    Eu concordo quando você diz que não conseguiu gostar do livro. Com exceção do final, dos ultimos capitulos, o livro é muito cansativo. Esperava mais até pelo título.
    Belo post

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 179 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: